Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

02 de junho de 2017

Semana do Meio Ambiente

Cidades tem programação especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em Cubatão, abertura terá exposição fotográfica e plantio de mudas. Já no Guarujá, palestras marcam o início das atividades

Cidade reconhecida internacionalmente pela recuperação ambiental realizada no final do século passado – e destacada 25 anos atrás durante a realização da Conferência Eco-92 no Rio de Janeiro -, Cubatão iniciou em 30 de maio as atividades comemorativas do Mês do Meio Ambiente, compreendendo inúmeros e variados eventos em diversos locais do município, que prosseguem até o dia 30/6.

Depois de passar pela Unidade Municipal de Ensino D. Pedro I, na Vila Natal, prossegue nesta sexta-feira (2) a Mostra Ecofalante, com sessão de filmes de caráter ambiental na Escola Estadual Julio Conceição (Rua Ana Nery, Vila Couto) a partir das 14 horas, para os alunos.

No dia 3, sábado, das 8 às 12 horas, será feita no salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu a apresentação dos temas desse ano da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, seguida das apresentações “Biomas: Mata Atlântica e Manguezal” e “Poluição do ar”. A igreja fica na Avenida das Américas, 365, Jardim Casqueiro. No dia 4, domingo, haverá um mutirão de limpeza na faixa da linha ferroviária, na Vila dos Pescadores, a partir das 8 horas.

Já a abertura oficial será realizada na segunda-feira, dia 5, às 9 horas, com uma exposição de fotos e orquídeas no Paço Municipal e o plantio de mudas na Rua Bernardo Pinto, ao lado da Prefeitura. Ao longo de junho, ocorrem palestras, mostra de filmes, atividades culturais, trilhas, mutirão de limpeza, ecopedalada e atividade de observação de pássaros.

Também no dia 5, às 19 horas, ocorre uma mesa-redonda na ETEC Centro Paula Souza (Rua Tamoios, 230, Vila Couto). No mesmo local, o ciclo de palestras têm início no dia 6, às 14 horas, com duas palestras: “Direito à água, direito à saúde e direito à vida”, com Rosilma Roldan, advogada, psicopedagoga e mestranda em Direito da Saúde, e “Meio ambiente e Saúde”, com Marcelo Lamy, professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental e Internacional da Universidade Católica de Santos.

O ciclo continua às 19 horas, no mesmo local, com mais dois encontros: Nova consciência ambiental, com o professor Fábio Nunes, secretário de Cultura de Santos, e “Projetos sustentáveis”, com Paulo Nelson Macuco Araújo, da Paju S.A. Engenharia.

No dia 7, às 19 horas, o ciclo se transfere para a Câmara Municipal com o debate “Bem-estar animal: guarda responsável”, com o vereador e médico-veterinário Anderson de Lana e o veterinário Eduardo Filetti. No dia 8, de volta ao Centro Paula Souza, também às 19 horas, o ciclo se encerra com o tema “Fiscalização ambiental”, com João Thiago Wohnrath Mele, diretor da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental do Estado de São Paulo.

Também no dia 7, só que pela manhã, às 8 horas, o galpão de triagem da ABC Marbas comemora com um café da manhã o Dia Municipal do Catador de Material Reciclável.

Observação de pássaros – No dia 10, os alunos da UME Usina Henry Borden e demais interessados participam de uma atividade de observação de pássaros em torno da escola com início previsto para as 7 horas.

No dia 13, às 14 horas, a Biblioteca Municipal promove a atividade “Ponto MISS – Filmes Ambientais” No dia 18, com concentração às 8 horas, comunidade, Instituto Federal e Prefeitura se unem no mutirão de limpeza nas margens do Rio Casqueiro. No dia 25, ocorre a Ecopedalada Parque a Parque, partindo do Parque Anilinas às 8 horas com destino ao Parque Itutinga Pilões.

Passareúva – Haverá também passeios pela trilha do Passareúva, no Parque Estadual da Serra do Mar, voltados para alunos das redes municipal e estadual e também para os demais participantes da programação. As saídas serão realizadas nos dias 7, 9, 14, 21 e 28.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá realiza na segunda (5) e na sexta-feira (9), atividades voltadas à Semana do Meio Ambiente, que terão como foco a conscientização ambiental, preservação da natureza, além de incentivar a população sobre educação ambiental.

No dia 5, a programação começa com a divulgação dos vencedores do Concurso Socioambiental realizado pelos alunos de ensino fundamental I e II, de 19 escolas rede municipal de ensino. Os pequenos participaram enviando um vídeo sobre o meio ambiente. Objetivo da iniciativa foi criar um momento de conscientização e o desenvolvimento de medidas práticas de meio ambiente, além de promover o uso da linguagem através de vídeos, como meio de difundir a educação ambiental.O evento acontece das 14 às 16h30, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350- Enseada), em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura.

Ainda na segunda-feira (5), o Secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, ministrará palestra às 19h30 para os alunos do ensino técnico da Escola Municipal 1° de Maio (Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança). Além disso, os alunos receberão algumas mudas de árvore.

Encerrando a Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira (9), o programa Caminhos da Mata fará uma saída em campo com os alunos de ensino técnico da Escola Municipal 1° de Maio e do Colégio Marquês de Olinda, com destino à Serra do Guararú para uma aula de educação ambiental.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

02 de junho de 2017

Novo coronavírus

Leia mais

02 de junho de 2017

Combate a Dengue

Leia mais

02 de junho de 2017

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.