14 de agosto de 2018
Tecnologia
Vovonauta inicia novas turmas
Oito novas turmas do curso de inclusão digital Vovonauta iniciaram este mês para atender 56 alunos, com idades a partir de 55 anos. A ação, da Secretaria de Educação por meio do Departamento Pedagógico (Deped), é realizada no Centro Darcy Ribeiro (Rua São Paulo, 40, Vila Belmiro).
Ana Creusa Augusto de Oliveira, 66, fez o curso no primeiro semestre (abril a julho) e se inscreveu novamente para participar. “Minha prioridade é aprender a mexer no celular, mas também aprendo a fazer as coisas no computador. Estou adorando! A professora é muito paciente e um amor”. Ela faz as aulas de segundas e quartas, às 14h, com a professora Marcela Matias.
Hilva de Oliveira Piffer, 69, é da mesma turma e também gosta muito do curso. “Fiquei sabendo das aulas porque uma amiga compartilhou no Facebook e quis participar. Não sei lidar com o celular e quero aprender. Além disso, conheço pessoas e não fico em casa. Gosto de me arrumar para sair”.
De acordo a professora Marcela, a maioria dos alunos procura o curso com o desejo de aprender a usar o celular e seus principais aplicativos. “Isso garante mais autonomia para eles e os deixa felizes. Um estudante de outra turma veio da Nicarágua e, durante uma das aulas, aprendeu fazer ligação de vídeo. Ele fez contato com um parente de seu país no mesmo momento e isto foi gratificante”.
CURSO
As aulas deste semestre iniciaram no dia 6 de agosto e seguem até 14 de novembro, nos períodos da manhã e à tarde. Cada turma estuda duas vezes por semana: segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, em quatro horários disponíveis (8h, 10h, 14h ou 16h).
“O currículo contempla o uso de aplicativos diversos, principalmente o WhatsApp, e ações básicas como impressão de segunda via de conta, acesso à nota fiscal paulista, entre outros, além de noções básicas de edição de texto e planilhas, uso da internet no computador, criação e envio de emails etc.”, destacou a responsável pela iniciativa, Karen Soares Iglesias. As turmas possuem sete alunos e o atendimento é personalizado, levando em consideração a necessidade de cada um.