17 de julho de 2018
Troféu
Prêmio incentiva ações de sustentabilidade nos setores público e privado
Público indicou nove destaques para a primeira edição do Troféu Acontece de Sustentabilidade
Autoridades, setor privado, entidades, estudantes e ambientalistas, pelo sexto ano consecutivo, movimentaram o FAS (Fórum Acontece de Sustentabilidade), este ano realizado no Bloco Cultural.
Junto ao tradicional debate a Feira de Sustentabilidade e a entrega do Troféu possibilitou novo sucesso do evento que se consolidada com o maior do gênero em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.
Anfitriões do evento, a prefeita Marcia Rosa e o diretor presidente do Jornal Acontece, jornalista Cido Barbosa, receberam o diretor do Ciesp, Valdir Caobianco, o Gerente Geral da RPBC Rogério Daisson, a juíza e professora de direito ambiental Fernanda Mena e dirigentes de grandes empresas brasileiras e lideranças locais, para debater sustentabilidade e receberem homenagens.
A prefeita Marcia Rosa, o diretor do Ciesp Valdir Caobianco e o gerente geral da Refinaria Presidente Bernardes, Rogério Daisson abriram o cerimonial de entrega do primeiro Troféu Acontece de Sustentabilidade que reconhece e incentiva ações dos setores público e privado
Cepema faz balanço e pede apoio
Ameaçado de ver um dos seus principais projetos interrompido por falta de verba, o Centro de Pesquisa em Meio Ambiente da Usp (Cepema) teve papel de destaque no evento.
Parceiro do FAS desde a primeira edição, o Cepema apresentou um resumo dos resultados alcançados e do trabalho do programa PJ Mais, que oferece qualificação profissional para jovens da cidade.
Atualmente o programa é custeado com recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a promotoria e a Anglo American. De acordo com os coordenadores do projeto Alex Cruz e Elaine Nascimento abrir o Fórum com a apresentação foi uma boa oportunidade de contato com o público, com a administração municipal e com os dirigentes das empresas. “Estamos confiantes de que o apoio ao programa será renovado e que vamos poder continuar oferecendo oportunidades e qualificação para meninos e meninas das comunidades”, afirma Elaine.
Fundo Social e entidades expõem e comercialização seus trabalhos
A oferta de espaço gratuito para exposição e comercialização de trabalhos de associações e entidades foi mantida e ampliada nesta sexta edição do evento.
Ao lado do Fundo Social de Solidariedade o Ateliê Arte nas Cota a Limpet e o Cepema foram as representantes do terceiro setor. No espaço de pequenos empreendedores, também sem custos, a AmaTerra Baixada Santista (comércio de brindes ecológicos) e a e a Braz de Lima (Consultoria Ambiental) tiveram a oportunidade.
Para a presidente do Fundo Social, dona Darcy Chumbo, o terceiro setor e o trabalho de quem presta solidariedade ao próximo, necessitam muito de ampliação de apoio e de espaço para divulgação do que fazem.
Juíza defende ampliação e descentralização de varas ambientais
Mestre e professora de direito ambiental, a Juíza Fernanda Mena abriu o painel de debates para discutir avanços na preservação do Meio Ambiente e os impactos da crise econômica atual nos investimentos da iniciativa privada nos setores social e ambiental.
Ao lado da juíza Fernanda Mena estiveram o diretor do Ciesp Cubatão, Valdir Caobianco, o vice-presidente da Bayer, o secretário municipal Wellington Borges e o diretor da GED Gabriel Estevam.
Assista e veja como foi o FAS 2015
[youtube height=”600″ width=”800″ align=”none”]https://www.youtube.com/watch?v=HUOFgS8ilYM[/youtube]
[youtube height=”600″ width=”800″ align=”none”]https://www.youtube.com/watch?v=5bayerfE7Vk[/youtube]
[youtube height=”600″ width=”800″ align=”none”]https://www.youtube.com/watch?v=h4py93uagNs[/youtube]