18 de setembro de 2019
Tuberculose
Guarujá realiza campanha de busca ativa para controle da tuberculose
Ação acontece até o próximo dia 23, em todas as unidades de saúde do Município
A Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau) realiza até o próximo dia 23, Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios para o Diagnóstico da Tuberculose, em todas as unidades de saúde do Município. A ação é a principal estratégia para o controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce da doença. Em Guarujá, foram registrados 319 novos casos em 2018.
Os principais sintomas da tuberculose são tosse com duração de três ou mais semanas, acompanhada ou não de febre ao final da tarde; suor noturno e emagrecimento. Percebendo esse quadro, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser avaliada.
A doença
Causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. É transmitida pelo ar, por meio de gotículas provenientes de tosse ou espirro de uma pessoa infectada.
A realização do exame do escarro é uma das principais ações para o diagnóstico da tuberculose. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Célia Maria Bezerra orienta para que aqueles que apresentem os sintomas procurem a unidade de saúde mais próxima, para colher material e fazer o exame. Caso a tosse seja seca, será realizado um RX do tórax. “A tuberculose tem cura e a busca ativa de sintomáticos respiratórios é importante no sentido de diagnosticar precocemente a doença que, quanto mais cedo for identificada, mais rápido será o tratamento”, resaltou.
É importante lembrar que, independente da melhora dos sintomas, é imprescindível que o paciente realize o tratamento até o final, pois do contrário, pode ocorrer uma complicação da doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente, tornando mais demorada a cura.
Dados
No mundo são registrados aproximadamente 9,6 milhões de casos todos os anos, sendo uma morte a cada 21 segundos. Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/Aids. No Brasil são notificados, aproximadamente, 67 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença (13 brasileiros morrem em média todos os dias de tuberculose).
Confira a programação (em andamento)
UBS Vila Baiana
Até o dia 23 – 8 às 16 horas – Busca ativa casa a casa na área de abrangência da unidade
Usafa Perequê
Dia 18 e 20 – 14 horas – Busca ativa em comunidades carentes da região
UBS Pernambuco
Dias 18 e 19 – das 9h30 às 13 horas – Palestra em sala de espera da UBS e busca ativa
UBS Prainha
Dia 19 – 12h30 – Palestra em sala de espera da UBS e busca ativa
Usafa Vila Rã
Dia 19 – 9h30 às 13 horas – Palestra em sala de espera e busca ativa
Usafa Vila Edna
Dias 19 e 26 – 9 às 11h30 e das 13 às 16 horas – Busca ativa casa a casa na área de abrangência da Usafa
Usafa Jd Boa Esperança
Até dia 23 – das 9 às 16 horas – Palestra em sala de espera da Usafa e busca ativa
Usafa Jd Progresso
Dia 23 – período da manhã – busca ativa casa a casa, na área de abrangência da Usafa, incluindo a Favela do Caixão
Dias 19 – período da manhã e tarde – busca ativa casa a casa, a área de abrangência da Usafa, incluindo a Favela do Caixão