Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

18 de setembro de 2019

Tuberculose

Guarujá realiza campanha de busca ativa para controle da tuberculose

Ação acontece até o próximo dia 23, em todas as unidades de saúde do Município

 

A Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau) realiza até o próximo dia 23, Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios para o Diagnóstico da Tuberculose, em todas as unidades de saúde do Município. A ação é a principal estratégia para o controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce da doença. Em Guarujá, foram registrados 319 novos casos em 2018.

 

Os principais sintomas da tuberculose são tosse com duração de três ou mais semanas, acompanhada ou não de febre ao final da tarde; suor noturno e emagrecimento. Percebendo esse quadro, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser avaliada.

 

A doença

Causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. É transmitida pelo ar, por meio de gotículas provenientes de tosse ou espirro de uma pessoa infectada.

 

A realização do exame do escarro é uma das principais ações para o diagnóstico da tuberculose. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Célia Maria Bezerra orienta para que aqueles que apresentem os sintomas procurem a unidade de saúde mais próxima, para colher material e fazer o exame. Caso a tosse seja seca, será realizado um RX do tórax. “A tuberculose tem cura e a busca ativa de sintomáticos respiratórios é importante no sentido de diagnosticar precocemente a doença que, quanto mais cedo for identificada, mais rápido será o tratamento”, resaltou.

É importante lembrar que, independente da melhora dos sintomas, é imprescindível que o paciente realize o tratamento até o final, pois do contrário, pode ocorrer uma complicação da doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente, tornando mais demorada a cura.

 

Dados

No mundo são registrados aproximadamente 9,6 milhões de casos todos os anos, sendo uma morte a cada 21 segundos. Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/Aids. No Brasil são notificados, aproximadamente, 67 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença (13 brasileiros morrem em média todos os dias de tuberculose).


Confira a programação (em andamento)

 

UBS Vila Baiana

Até o dia 23 – 8 às 16 horas – Busca ativa  casa a casa na área de abrangência da unidade

 

Usafa Perequê

Dia 18  e 20 – 14 horas – Busca ativa em comunidades carentes da região

 

UBS Pernambuco

Dias 18 e 19 – das 9h30 às 13 horas – Palestra em sala de espera da UBS e busca ativa 

 

UBS Prainha

Dia 19 – 12h30 – Palestra em sala de espera da UBS e busca ativa 

 

Usafa Vila Rã

Dia 19 –  9h30 às 13 horas – Palestra em sala de espera e busca ativa 

 

Usafa Vila Edna

Dias 19 e 26 – 9 às 11h30 e das 13 às 16 horas –  Busca ativa casa a casa na área de abrangência da Usafa

 

Usafa Jd Boa Esperança

Até dia 23 – das 9 às 16 horas – Palestra em sala de espera da Usafa  e busca ativa

 

Usafa Jd Progresso

Dia 23 – período da manhã – busca ativa  casa a casa, na área de abrangência da Usafa, incluindo a Favela do Caixão

Dias 19 – período da manhã e tarde – busca ativa  casa a casa, a área de abrangência da Usafa, incluindo a Favela do Caixão

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de setembro de 2019

Novo coronavírus

Leia mais

18 de setembro de 2019

Combate a Dengue

Leia mais

18 de setembro de 2019

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.