05 de junho de 2019
Vela, remo e canoagem
Guarujá entrega kits e reinicia Profesp
Nesta semana 100 alunos entre 13 e 16 anos, receberam seus uniformes e kits de prática esportiva para a 2ª edição do Programa Forças no Esporte (Profesp), que concede aulas de vela, remo e canoagem.
O prefeito Válter Suman, salientou a importância desta ferramenta socioeducativa. “A ação proporciona um momento onde os alunos estarão se fortalecendo cada vez mais em torno da disciplina, amizade, confraternização, hierarquia e cidadania, além de revigorarem ainda mais o espírito de equipe e a saúde. Isto é uma oportunidade que a vida esta dando para cada um”, disse o prefeito aos alunos das escolas Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso) e Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice), beneficiados no Programa.
O secretário adjunto de Esportes, José Roberto Galvão enfatizou: “Além de trazermos o desporto e toda a orientação cívico-militar, nós também introduzimos essas crianças ao ramo náutico. Sendo assim, elas podem se especializar e trabalhar também nessa área futuramente”.
A ação também almeja revelar talentos. É o que indica o coordenador geral do Profesp e comandante da Capitania e dos Portos, Rogério do Nascimento Roque. Ele afirma que a pretensão é “formar cidadãos, levando cidadania e noções de moral e cívica, além de uma nova visão sobre o convívio militar”. Contudo, Roque admite o desejo de “garimpar futuros campeões”.
Por fim, Silvio Belo, que é coordenador do Navega São Paulo, ressaltou a expectativa pelo crescimento do Profesp no Município. “Espero que esse primeiro polo seja frutífero e que em breve Guarujá possa ampliar esse serviço para outras regiões da Cidade, que também têm potencial para recebê-lo”. Vale pontuar que as aulas do Profesp tiveram inicio na última terça-feira (4). Elas prosseguirão durante todo o ano, ocorrendo sempre as segundas e quintas-feiras.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), Renato Pietropaolo, o Profesp tem um papel importante na formação dos jovens. “É a oportunidade de aprender uma nova modalidade que até então parecia ser mais voltada para crianças e adultos com maior poder aquisitivo. Mas, em Guarujá, tem sido diferente ao disponibilizarmos instrumentos tão importantes como esse aos estudantes da rede pública”.
A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), com a Base Aérea de Santos e Capitania dos Portos. O Programa também conta com aporte do Governo Estadual via Projeto Navega São Paulo.