Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

31 de agosto de 2021

Vitorioso em campanha salarial, Sintracomos comemorou 83 anos

 | Jornal Acontece

Na foto, assembleia do Sintracomos que aprovou, semana passada, um dos mais importantes acordos coletivos da região

 

Seis dias antes de completar 83 anos, na segunda-feira (30), o sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial de Santos e região recebeu um presente especial de sua diretoria. Não foi uma placa comemorativa, um busto de bronze dos fundadores nem um buquê de flores. Foi, na terça-feira da semana passada, mais uma vitória em campanha salarial no polo das indústrias de Cubatão. Os quase 1 mil operários terceirizados em atividade na Usiminas aprovaram o acordo coletivo de trabalho para a data-base de agosto negociado exaustivamente pela direção do Sintracomos.

 

Presidente se diz “abençoado”

Em assembleia, eles ratificaram o reajuste de 9,85% nos salários e benefícios. Mantiveram as cláusulas econômicas e sociais do acordo anterior, entre elas o plano de saúde, seguro de vida e folga na terça-feira de carnaval. “Foi uma comemoração antecipada dessas décadas de lutas”, diz o presidente da entidade, Ramilson Manoel Elói. “Muitas outras conquistas e celebrações virão, com a atual e futuras diretorias”. O sindicalista, cristão, sente-se “abençoado” por substituir o presidente ‘Macaé’ Marcos Braz de Oliveira, morto por covid-19, em 17 de maio. E diz ser “uma tarefa difícil substituí-lo com a mesma competência”.

 

Muitas felicitações

“O companheiro tinha muitos anos de experiência, muitas campanhas salariais nas costas, muitas vitórias”, diz Ramilson. “Não fosse a pandemia, muito teria ainda para nos ensinar”. No dia do aniversário e nos que o antecederam, o presidente recebeu muitas felicitações de colegas de diretoria e de trabalhadores das diversas bases profissionais do sindicato. “Isso mostra que estamos correspondendo às expectativas e que Macaé teria orgulho de nos ver atuando, continuando a sua obra, embora não de forma tão exemplar quando a dele”, diz o presidente.

 

Cumprir o destino

Fundado em 30 de agosto de 1938, no começo do ‘estado novo’ de Getúlio Vargas, época de criação da maioria dos sindicatos brasileiros, o Sintracomos foi até recentemente o maior da região. A recessão que atingiu violentamente a construção civil e as atividades industriais nos últimos anos, porém, aliada à reforma trabalhista do governo Temer, diminui a potencialidade do sindicato. Ele, que já representou cerca de 60 mil trabalhadores em seus melhores momentos, hoje não chega a 10 mil. Mas Ramilson acredita que o Brasil haverá de cumprir seu destino de grande nação.

 

Grandiosidade haverá de voltar

“E a nossa categoria aqui está e aqui estará para meter a mão no trabalho do desenvolvimento, livre da exploração do sistema financeiro nacional e internacional”, diz o dirigente. Com sede em Santos e subsedes próprias em Cubatão, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Bertioga, o sindicato mantém sua estrutura para os “momentos de grandiosidade que voltarão”, diz Ramilson. “Desde o começo do desenvolvimento industrial de Cubatão, participamos da construção de fábricas e prédios, com forte organização sindical”, lembra.

 

Superar a degradação

“Nossa entidade adquiriu muita força a partir do momento em que passou a representar, além dos trabalhadores de construção predial, os de montagem e manutenção industrial”. Ramilson tem esperanças de que “o país irá superar a atual fase de degradação econômica” e de que o Sintracomos “haverá de comemorar os futuros aniversários de maneira mais efusiva”. “Somos o país mais rico do mundo, com abundância em alimentos, recursos minerais, petróleo e um povo maravilhoso. O que nos atrapalha é a classe dominante subserviente ao capital estrangeiro”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

31 de agosto de 2021

1ª Feira Canábica do Litoral Paulista com palestras de especialistas, exposições e shows

Leia mais

31 de agosto de 2021

Posto de vacinação do Brisamar Shopping será alocado em novo espaço

Leia mais

31 de agosto de 2021

Atividades no Sesc Santos em julho dão a largada para o MIRADA

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.