Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

05 de dezembro de 2023

Cubatão Sinfonia encerra ano letivo com apresentações nas escolas da cidade

 | Jornal Acontece

Projeto atende cerca de 800 crianças de 4 escolas municipais e no núcleo sede, na Cota 200

 

 

O encerramento do ano letivo do Programa Cubatão Sinfonia está se aproximando, e diversas apresentações nos núcleos do projeto prometem emocionar e encantar. A atividade marca o dedicado trabalho de alunos, equipe e famílias. Com datas programadas entre os dias 4 e 16 de dezembro, diversas unidades terão o privilégio de receber as performances das crianças que participaram ativamente do programa ao longo do ano.

 

 

“Este momento não apenas evidencia o talento musical das crianças e dos jovens músicos, mas também representa a união e o esforço coletivo de toda a comunidade envolvida”, comemora Éder Crispim, coordenador geral do Cubatão Sinfonia.

 

 

As apresentações tiveram início nesta segunda-feira (4), às 9h e 15h, na UME Maria Albertina, onde os pequenos artistas demonstrarão com orgulho o que aprenderam ao longo do ano. A performance será no CEU Marta Josete, no Jardim São Francisco, unidade que acolhe a Escola Maria Albertina (rua Assembleia de Deus, 69). Com 60 crianças que têm aulas de musicalização infantil, violão e dança, este núcleo do ‘Cubatão Sinfonia na Escola’ conta com patrocínio da Usiminas via lei de incentivo ProAC ICMS da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

 

 

Na quarta-feira (6), às 14h30, o núcleo Afonso Schmidt do ‘Cubatão Sinfonia na Escola’ se prepara para uma apresentação igualmente emocionante. Os cerca de 80 alunos, estudantes da escola em tempo integral e comunidade em geral, participam dos cursos de violão, violino, percussão e dança. A Escola Estadual Afonso Schmidt fica na rua Bernardo Pinto, 94, Centro.

 

 

Já na quinta-feira (7), às 10h, a música tomará conta da UME Dom Pedro com a apresentação do Núcleo Vila Natal (rua São Francisco de Assis, s/nº). As aulas abrangem cerca de 450 crianças do ensino fundamental, atendidas no contraturno escolar, nas dependências da Associação São Francisco de Assis, no mesmo bairro. São aulas de musicalização infantil, percussão, violão e dança.

 

 

No mesmo dia, 7 de dezembro, será a vez da performance do Núcleo da Escola Estadual Parque dos Sonhos, no Bolsão 9, às 14h30, oferecendo momentos de pura magia e melodia. Com aulas de musicalização infantil, violão e dança, são cerca de 70 meninos e meninas do bairro. A Escola fica na rua Um, s/nº, no Jardim Real (Bolsão 9).

 

 

O grande encerramento está reservado para o dia 16 de dezembro, às 19h, com a participação especial dos alunos do Núcleo Cota 200 e seus 150 alunos de música, musicalização infantil e dança, além da participação da Orquestra Cubatão Sinfonia, um braço do projeto. Um evento que promete não apenas entregar belíssimas interpretações musicais, mas também proporcionar um espetáculo de talento, dedicação e paixão pela arte.

 

 

“Além de ser um momento de celebração do aprendizado e da evolução musical dos alunos, estas apresentações também representam uma oportunidade única de confraternização entre a equipe, as famílias e toda a comunidade, unidas pelo amor à música e ao crescimento pessoal e coletivo”, afirma Éder Crispim, coordenador geral do Programa Cubatão Sinfonia.

 

 

O Núcleo Cota 200, sede do Programa, e os núcleos do ‘Cubatão Sinfonia na Escola’ são realizados pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão atendendo a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC BRASIL, UNIGEL e BEQUISA por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.

 

 

Cubatão Sinfonia, 15 anos de amor à Arte 

 

Em 2023, o Programa Cubatão Sinfonia completa 15 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebe crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e tantos anos de ações socioculturais renderam vários prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

 

 

Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista. E no ano de 2022, o Cubatão Sinfonia também foi vencedor do Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.

 

 

Ao longo desta década e meia, a Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação Social, desempenhou papel fundamental, apoiando a iniciativa desde o início. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais em locais que necessitam desse olhar diferenciado. E é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo desse tempo”, comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.

 

 

Os patrocinadores também foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.

 

 

Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.

 

 

Fonte: PMC
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

05 de dezembro de 2023

Cubatão comemora Dia das Comunidades Portuguesas nesta segunda-feira

Leia mais

05 de dezembro de 2023

Sanduíches do 1º Festival Sanducará são revelados

Leia mais

05 de dezembro de 2023

Maior evento da comunidade lusitana leva música, dança, comida e artesanato

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.