Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

04 de junho de 2024

Maior evento da comunidade lusitana leva música, dança, comida e artesanato

 | Jornal Acontece

O Centro Histórico de Santos recebe, neste fim de semana, o maior e mais tradicional evento da comunidade lusitana na região. Com muita música, danças folclóricas, comidas típicas e artesanatos, a Festa de Portugal agitará a região do Valongo, no sábado e domingo (8 e 9/6). Confira a programação completa abaixo.

 

 

 

Chegando à 15ª edição, o festejo é beneficente em prol da Escola Portuguesa. Pela primeira vez, a cerimônia de abertura será feita dois dias antes do início da festa, quinta-feira (6), às 19h, no teatro do Sesc Santos ( R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida), com a apresentação gratuita do músico Ricardo Araújo e seu show de guitarra portuguesa.

 

 

No dia seguinte, outra novidade: a organização programou ativação folclórica para resgatar a tradição da sardinha portuguesa na brasa, na rua, com músicos tocando concertinas. O ‘esquenta’ será no Bulevar da Rua XV de Novembro, em frente ao restaurante Tasca do Porto, das 18h30 às 22h, com venda de convites antecipados e renda revertida para a Escola Portuguesa- mais informações no site https://festadeportugal.com.br ou nas redes sociais @festadeportugal

 

 

 

Na mesma noite, será aberta a exposição “Festa de Portugal em Santos: um encontro de gerações”, com imagens do fotógrafo Rodrigo Francisco. A mostra poderá ser visitada, gratuitamente, no hall de entrada da Construtora Phoenix (Rua XV de Novembro, 141), na sexta, das 18h às 22h, e no sábado e domingo, das 10 às 18 horas.

 

 

Conforme José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador do evento, a Festa de Portugal já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.

 

 

Um dos principais destaques, além da programação cultural, é a gastronomia. Pelo segundo ano consecutivo, a Praça de Alimentação ficará no Arcos do Valongo, num ambiente coberto, com mesas e cadeiras. No local, serão vendidos diversos pratos como arroz de braga, bolinho de bacalhau, sardinha na brasa, caldo verde; doces típicos, além de vinho, chopp, cerveja, refrigerante e água. Estarão presentes neste espaço o Restaurante Almeida, o Bar Goiás, a Manteigaria do Porto, a Vinhos e Tais, o Rei do Café, a Donana Sopas, a Casa da Madeira, o Típico Madeirense e a Escola Portuguesa, com três barracas vendendo pastéis de nata e doces conventuais, arroz de braga e sardinha na brasa.

 

 

No mesmo local, haverá atividades para as crianças. Neste ano terá pela primeira vez contação de histórias com contos portugueses e oficinas, além de uma feira de artesanato com produtos lusitanos.

Outra praça de alimentação com comidas típicas também será montada nas dependências do Santuário Santo Antônio do Valongo, com as barracas e restaurante da igreja servindo pratos típicos, além de um estande do Laticínio Marcelo e outro da Escola Portuguesa, vendendo doces.

 

 

Quem vai marcar presença na Festa de Portugal, pela primeira vez, é a Rota da Cerveja Artesanal, com as marcas Estiva, Everbrew, Santista, Jurássica e Filomena espalhadas por diversos pontos do evento vendendo estilos variados.

 

 

A Festa de Portugal é organizada pela Escola Portuguesa, tem co-realização da Prefeitura, apoio institucional das Comunidades Portuguesas e patrocínio master da Fixe.

 

 

 

Dia 8/6 (Sábado)

Palco – Largo Marquês de Monte Alegre

10h – Cortejo com o Bonde Português , partindo da Praça Mauá até o local da festa

11h – Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa

13h – Música Portuguesa com Zago Art Show

13h30 – Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados Pelo Folclore

14h30- Banda Canto Portugal

15h30- Rancho Folclórico Cruz de Malta

16h30- Grupo Fado Por Acaso

17h – Rancho Folclórico Casa do Brunhosinho

18h – Banda Alma Lusíada

 

Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo

12h30- Contação de Histórias e oficina de confecção de brinquedos com Camila Genaro

 

9/6  (Domingo)

Palco – Largo Marquês de Monte Alegre

10h – Coral do Centro Cultural Português de Santos

11h – Música Portuguesa com Tirolli Band

13h – Rancho Folclórico Verde Gaio

14h – Andreza Mariano e Banda

15h – Rancho Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande

16h – Ana Carla Lemos (fado)

17h30 – Rancho Folclórico Típico Madeirense

 

Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo

12h30 – Contação de Histórias e oficina de confecção de brinquedos com Camila Genaro

 

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS

 

FOTOS DA EDIÇÃO DE 2023: ISABELA CARRARI/PMS
Fonte: PMS

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

04 de junho de 2024

Atividades no Sesc Santos em julho dão a largada para o MIRADA

Leia mais

04 de junho de 2024

Sebrae Bertioga está com inscrições abertas para programa ‘Potência Negra’

Leia mais

04 de junho de 2024

Trabalhadores da Terracom suspendem greve no Litoral de SP para continuar negociação

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.